You dont have javascript enabled! Please enable it! Guia de Manutençao para Fursuits - Eufurria

Guia de Manutençao para Fursuits

Este artigo tem como objetivo ensinar-vos a cuidar do vosso Fursuit!
Caso tenhas chegado aqui por engano e querias mais informação sobre do que isto se trata, não te preocupes, não estás perdido, refere-te a:

FAQ: (Quase) Tudo sobre Fursuits


Embora sejam feitos para durar muito tempo e terem resistência, é normal que um fursuit mostre sinais de uso e desgaste ao longo do tempo, então é importante dar a manutenção necessária, para os manter prolongando a sua vida útil!

Utilização Geral

– Para prevenir que demasiado suor entre em contato direto com o teu fursuit, é recomendado utilizar uma balaclava, e macacões de spandex ou qualquer outra roupa de desporto antitranspirante, também conhecida como (e não exclusivamente pela marca) “Under armour”.

– Evita cenários de perigo e que possam ser prejudiciais ao fursuit.
Tais como lama, chamas abertas, tinta fresca, chuva forte e poças, óleos, comidas e/ou bebidas que possam manchar o material.

– Evita ser demasiado bruto com o teu fursuit.
Fursuits são feitos á mão, por vezes cosidos á mão, e não podem ser tratados com demasiada brutalidade. Embora sejam feitos para serem fortes e duradouros, se tu o tratares de uma forma muito grosseira e extrema, vais reduzir imenso a sua vida útil. Gastaste imenso dinheiro no teu fursuit, e o teu maker investiu imenso tempo a fazê-lo, então que tal tratá-lo com amor?

– Lembra-te sempre que a tua segurança está primeiro!
Fursuits são quentes e volumosos, e tendem a reduzir a tua mobilidade (especialmente os digitigrade). Bebe MUITA água para te manteres hidratado e faz sempre pausas.

Independentemente da visibilidade do teu suit, qualquer um tem visibilidade reduzida, então fica atento a tudo o que te rodeia!

É recomendado ter sempre um assistente contigo (os chamados “handlers“), no caso de precisares de assistência, não hesites, eles estão lá para ti ou para qualquer fursuiter que precise.

Utilizar um fursuit por demasiado tempo pode provocar deshidratação e até mesmo insolação, entre outros problemas, então por favor reconhece os teus limites, e tira imediatamente o fursuit, se sentires algum destes sintomas:

Lavagem, Secagem e Desinfeção

É importante lavar o teu fursuit depois de uma longa sessão, principalmente num dia quente, como um evento ou um passeio.

Mas existem ocasiões onde isso não é viável ou possível de fazer diariamente, especialmente se o evento for de múltiplos dias, por isso a secagem e manutenção ser tão importante como a lavagem do mesmo.

– Após o uso, imediatamente coloca as tuas fursuit parts (cabeça, corpo e patas), a secar ao ar.
Existem cabides, e equipamento específico para isto, caso não disponhas e se te encontrares num evento com fursuit louge/cosplay lounge, dirige-te para lá e encontra um sítio para secares as tuas partes, e mesmo caso isso falhe, podes sempre usar um secador de cabelo no modo frio.

Underarmour!
Entre sessões em eventos de múltiplos dias, para além da secagem do fursuit, é importante lavar e secar bem a balaclava e a roupa antitranspirante antes da sua reutilização na próxima sessão.

– Para desinfetar e refrescar o teu fursuit após a secagem, podes utilizar fursuit sprays. Podes fazer o teu próprio! São feitos misturando água com álcool isopropílico (também podes adicionar óleos perfumados que não sejam nocivos para a pele, para adicionar um cheiro agradável).
Não utilizes sprays comerciais para tecidos, alguns têm composições químicas que podem reagir com as fibras plásticas do pêlo.

E lembra-te, Fursuit sprays NÃO substituem uma boa lavagem depois de longas utilizações.

Evita colocar o spray diretamente nos olhos do fursuit pois pode haver tintas que fiquem danificadas com o álcool. Deixa o teu fursuit secar completamente após o uso de sprays antes de voltar a utilizar!

– Para um guia completo de como fazer a lavagem adequada a um fursuit sem o danificar, vejam o seguinte Guia.

Escovagem

Ahh a escovagem!

Escovar o fursuit é o mais básico mas mais importante dos cuidados para manutenção do pêlo. Lembra-te que é normal o pêlo não ficar o tempo todo com aquele ar recém escovado e como novo enquanto está a ser utilizado. Mesmo assim é super importante escovares o teu fursuit antes e depois da utilização.

Escovas cardadeiras são uma boa escolha para escovar um fursuit, lembra-te que tens de ser gentil quando as utilizas, sempre levemente e no sentido do pêlo, porque se escovares com muita força podes arrancar demasiados pêlos e criar falhas, e embora pareça, não cresce de volta!

 

Há partes que devem receber mais atenção na escovagem, como as axilas, entre as pernas, mãos, pescoço, ou qualquer área que esteja exposta a fricção e á criação de nós.

Não fiques alarmado se a escova ficar com alguns pelos depois de escovar, é normal alguns pêlos largarem um bocado ao escovar.

Arrumação

– Para arrumação, evitar demasiada luz solar direta por demasiado tempo para não danificar o pêlo. Não é recomendado arrumar fursuits em caixas, contentores, sacos, ou qualquer outro sítio apertado e fechado onde não consiga arejar.

O melhor é pendurar os fursuits em cabides.

NUNCA arrumar o fursuit a longo prazo sem o lavar depois longas sessões. Para além de  ganhar bactérias, pode desenvolver cheiros e até mesmo mofo ou bolor.

by: EmmaFursuits

art by: DJ_C4T