You dont have javascript enabled! Please enable it! Furries em Portugal - Eufurria

Furries em Portugal

O que é um Furry?

Um furry é um animal antropomórfico, ou seja, que possui características humanas.
Os desenhos animados da atualidade são um bom exemplo deste tipo de personagens, que misturam características animais, como a aparência, o pelo e cauda, com características humanas, como a capacidade de falar, mãos com polegares, entre outras.

O conceito de animais antropomórficos não é um fenómeno recente. No antigo Egipto, os deuses Anubis e Horus eram representados com um corpo humano e cabeça animal.

Atualmente, ser-se furry significa ser parte da comunidade furry, que é um grupo de pessoas que são fãs de personagens antropomórficas.

O fenómeno furry é relativamente recente, e existe maioritariamente devido à Internet, que permitiu a rápida expansão da comunidade. Esta é constituída em boa parte por artistas gráficos, músicos, e atores, para além dos fãs que apreciam o trabalho desenvolvido e as obras de arte.

É uma comunidade extremamente criativa, e centra-se à volta da criação de arte, vocacionada ao amor à natureza e aos animais.

Qual é o objetivo dos Furries?

Numa palavra: Diversão!

Como é que os Furries participam na comunidade?

Muitos furries criam a sua própria personagem, com a qual se identificam dentro da comunidade. A criação dessa personagem não tem limites de criatividade. Muitos furries gostam de criar personagens baseando-se no seu animal ou animais favoritos.

A fursona de cada um é o equivalente a um bilhete de identidade dentro da comunidade, utilizada para identificação em encontros, convenções e mesmo em sites de partilha de obras artísticas.

Em que atividades é que participam?

Existem diversos tipos de eventos onde os furries podem participar, tais como encontros locais e convenções.

Em Portugal, apesar da dimensão reduzida do grupo, conseguimos fazer encontros periódicos no Porto e em Lisboa, dependendo da disponibilidade de cada um.

No estrangeiro, maioritariamente no centro da Europa e Estados Unidos, a presença da comunidade furry é maior, e para além dos encontros tal como existem em Portugal, há dezenas de convenções dedicadas à comunidade que duram diversos dias, podendo ter milhares de visitas de furries e do público. Em semelhança à Comic Con ou mesmo Iberanime, essas convenções são um centro de encontro e partilha para os artistas e a comunidade.

Para que são os "fatos"?

Os fatos que alguns furries vestem durante os eventos são denominados fursuits, e representam a sua personagem antropomórfica. Estes podem ser completos, cobrindo o corpo inteiro, ou parciais, constituídos normalmente por luvas, cabeça, e cauda.

Na maioria dos casos, são fatos extremamente caros, pelo que se pede cuidado quando se pretende tocar, ou afagar o pelo. Interações são sempre bem-vindas, abraços e fotografias, desde que com o consentimento da pessoa que o está a vestir.

Os furries contribuem para alguma coisa?

Sim! Os furries contribuem para causas sociais, instituições de caridade, promovendo muitas atividades com o objetivo de angariação de fundo para essas causas. 

Dentro das convenções, os artistas publicitam os seus trabalhos o que lhes permite um contacto direto com os seus fãs, que por sua vez compram as suas obras de arte. Muitos destes artistas vivem exclusivamente do seu trabalho na comunidade.

Para além disso, as grandes convenções abrigam milhares de furries e visitantes anualmente, o que ajuda a economia local (hotéis, restaurantes).

Dealers' Den, Anthrocon 2022. Fonte: X
Spectry @ NFC2024