You dont have javascript enabled! Please enable it! (Quase) Tudo sobre Fursuits - Eufurria

(Quase) Tudo sobre Fursuits

O que é um Fursuit?

Um fursuit, é uma na sua base um fato usado por membros da comunidade furry para representar a sua personagem antropomórfica, conhecida como fursona. Estes fatos podem ser completos, cobrindo o corpo inteiro, ou parciais, geralmente incluindo luvas, cabeça e cauda. Reconhecíveis pela sua aparência adorável e fofa, os fursuits são frequentemente desejados pela sua capacidade de evocar sentimentos de ternura e alegria.

Estes fatos podem ser completos, cobrindo o corpo inteiro, ou parciais, constituídos normalmente por luvas, cabeça, e cauda. São adoráveis e fofinhos e é impossível não querer abraçar um, dada a oportunidade. Eram capazes de dizer que não? 🙂

Um aspeto crucial dos fursuits é o seu custo significativo. Mesmo os fatos parciais mais acessíveis podem custar algumas centenas de euros, enquanto os completos podem atingir milhares de euros, e em casos extremos, dezenas de milhares. Isto deve-se ao trabalho artesanal detalhado e aos materiais de alta qualidade necessários para criar estas peças personalizadas.

Os fursuits desempenham um papel importante na expressão da identidade dentro da comunidade furry, permitindo que os indivíduos personifiquem visualmente as suas fursonas em encontros, convenções e eventos relacionados. Além disso, estes fatos podem ser vistos como uma forma de escapismo e autodescoberta, proporcionando aos utilizadores uma maneira de se conectarem com a sua imaginação e criatividade.

Embora os fursuits sejam frequentemente associados à cultura furry, é importante notar que nem todos os membros da comunidade optam por usar estas vestimentas. Alguns preferem envolver-se na comunidade de outras maneiras, como através de arte, literatura ou jogos.

Em resumo, os fursuits são mais do que simplesmente fantasias; são manifestações tangíveis da identidade e da criatividade dentro da comunidade furry, embora o seu alto custo possa representar um obstáculo para alguns interessados em adquiri-los.

 

Petephin

Interação com Fursuiters

Se estiverem num meet ou convenção e quiserem interagir com um fursuiter, estão aqui algumas sugestões para o fazer.

A principal razão para a existência das sugestões está na dificuldade de visão e audição dentro do fursuit (vejam porquê na secção “Segurança” mais abaixo). Por esta razão, se querem comunicar com um fursuiter, estejam numa posição que ele/a vos veja/ouça. Coloquem-se diretamente em frente ao fursuiter, e se pretenderem:

  • Dar um abraço: Coloquem-se diretamente em frente ao fursuiter, e abram os braços;
  • Tirar fotografia: Façam o gesto de tirar fotografia com os dedos;
  • Fazer festas: Assumindo que estão já perto dele/a, podem perguntar diretamente – usem Inglês se for um estrangeiro;
  • Outras coisas: Peçam autorização ao fursuiter ou ao acompanhante/handler.

Um handler é um acompanhante do fursuiter de confiança deste/a, que está sempre presente para ajudá-lo/a a movimentar-se, e ajudar quem quer interagir (público) e não sabe como o fazer. Nos casos em que a personagem não fala, ter um handler pode ser importante.

Caso vos tenha sido dada a permissão para tocar e abraçar o fursuit, sejam muito cuidadosos para não estragar! O pelo dos fursuits é artificial e não volta a crescer. Um fursuit estragado pode arruinar o dia/mês/ano ao dono, podendo-o impedir de o usar nessa convenção e nas seguintes.

Evitem:

  • Puxar caudas, orelhas, afagar violentamente, arrancar pelo ou danificar o tecido de qualquer maneira;
  • Saltar para cima do fursuit;
  • Outro tipo de interações que possam por em risco a segurança do fursuiter.

 

Em caso de dúvida, peçam sempre autorização ao fursuiter ou ao handler. Lembrem-se que debaixo do fato está uma pessoa que deve ser respeitada, e há determinadas coisas que podem por em risco a segurança destes.

Interação com o público

Rafi

Um fursuiter está permanentemente “in character“, e não convém estragar a magia para quem está a assistir, principalmente se houver crianças à volta. 

Durante meets ou convenções, é muito provável que se encontrem pessoas do público que nunca viram um fursuit, ou que nunca interagiram com um, mas pretendem fazê-lo, ou tirar fotografias, ou brincar um pouco.

Há a probabilidade de tentarem fazer algo perigoso, que possa danificar o fursuit ou que coloque em risco a segurança de quem o veste.

É nossa responsabilidade enquanto comunidade, para além do handler, mantermo-nos atentos a estas interações, e informar as pessoas, tanto adultos como crianças, como devem proceder.

Para uma criança, um fursuit não é uma pessoa num fato, é uma personagem viva de desenhos animados, pelo que é importante não “estragar a magia“. Para além disso, os pais podem não ser adeptos da nossa atividade, pelo que não devemos forçar a interação, e respeitar sempre a decisão das pessoas e o seu espaço.

Segurança

Um fursuit é um fato extremamente limitativo. O campo de visão é muito pequeno, sendo que só vêem normalmente quem está diretamente em frente a eles, e ouvem bastante mal. Para além disso, tanto a cabeça como o fato do resto do corpo são materiais muito quentes, o que pode causar hipertermia a quem os veste.

Não hesitem em avisar o fursuiter de obstáculos como degraus, paredes, e mesmo crianças, fora do seu campo de visão.

Para os handlers e acompanhantes que estejam presentes, aconselha-se que tenham atenção aos seus gestos e sinais, como por exemplo:

  • Gesto de beber: “Preciso de água!”
  • Abanar as mãos em direção à cabeça (ventilar), ou gesto de tirar a cabeça: “Estou a sobreaquecer, preciso de tirar a cabeça!”. O ideal é guiá-los para um local reservado.
  • Colocar as mãos na virilha: “Preciso de ir à casa de banho!”.

Em todo o caso, se um fursuiter necessitar da vossa ajuda, ele/a irá chamar-vos a atenção ou irá ter convosco. Não os ignorem!

Aos fursuiters, aconselha-se que:

  • Bebam água quando sentirem necessidade. Peçam a quem vos acompanha ou a outros furries à vossa volta;
  • Em público, tentem manter-se acompanhados, ou por outros membros/amigos ou por um handler;
  • Sejam simpáticos se o público mostrar interesse nos fursuits;
  • Não tentem forçar a interação com as pessoas, adultos ou crianças;
  • Ao interagir com crianças:
    • Agachem-se, para ficarem à mesma altura que a criança;
    • Esperem que as crianças venham ter convosco. Se notarem medo, façam de conta que também têm medo (escondam a cara, por exemplo);
    • Nunca aceitem pegar em crianças ao colo, mesmo que os pais o autorizem.